Buscar
  • Lígia Gonçalves Silva

Como é que a adversidade pode tornar-nos mais fortes?



Neste exato momento, no meio de uma pandemia mundial, pode ser difícil acreditarmos que esta dificuldade também nos pode trazer coisas boas. Mas a verdade é que existem indicadores que apontam que, a vivência de situações de stress moderado como esta, pode ter um impacto muito positivo na nossa resiliência. E como é que isto acontece?


Aumentando a nossa empatia

A empatia é a capacidade de nos identificarmos com o desafio que o outro enfrenta e de vê-lo da perspectiva dele. Situações como esta que vivemos, tendencialmente, aumentam a nossa disponibilidade para o outro, para olharmos para ele e tentarmos compreende-lo. No caso específico desta pandemia, o isolamento traz-nos ainda mais tempo disponível para olharmos para nós e para o que está à nossa volta.


Permitindo um crescimento pós-traumático

Uma experiência traumática pode tornar-se num ponto de partida para reorganizarmos a nossa vida, com uma nova orientação de valores, opções e objetivos. Este crescimento pode traduzir-se, por exemplo, numa nova forma de apreciarmos a vida, num aumento da nossa força pessoal, no estabelecimento de relações mais fortes e significativas ou no reconhecimento de novos caminhos.


Aumentando a nossa auto-confiança

É possível sair desta situação com mais confiança. Confiança de que somos capazes de superar obstáculos e desafios e ter sucesso! Embora seja desagradável uma experiência, a sua superação faz com que o nosso cérebro pense noutros desafios difíceis que poderemos também vencer.


Aumentando a nossa capacidade de ver o lado bom

Encontrar o lado bom de uma adversidade é um grande desafio, que pode levar bastante tempo, mas que transformará a nossa maneira de ver a vida e encarar o futuro. É importante darmos o nosso melhor diariamente neste exercício, focar no positivo e tentar colocar sempre as coisas em perspectiva.


Mostrando-nos o outro lado do stress

Viver uma pandemia pode gerar grandes níveis de stress. Então, como podemos dar a volta a isso? Pensando o stress mais como um desafio e menos como uma ameaça. Esta mudança na forma como encaramos o stress permite-nos baixar a ansiedade e aproveitar uma maior concentração, níveis mais altos de energia e satisfação com a vida.

26 visualizações
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

©2020 by ligiagoncalvessilva