Buscar
  • Lígia Gonçalves Silva

Gravidez durante a pandemia de Covid-19



Viver uma pandemia de Covid-19 não era, definitivamente, o que as futuras mães do mundo inteiro imaginavam para este momento incrível da sua vida.


É natural que toda esta situação gere incerteza e angústia, aumentando a ansiedade normal de uma gravidez. Para ajudar a manter a preocupação e medo sob controle, aqui ficam algumas dicas práticas para lidar com o coronavírus durante a gravidez:


1. Evite o excesso de informação. Limite as notícias a horários importantes do dia, como por exemplo de manhã, e deixe as noites livres para relaxar e promover o sono.


2. Aconselhe-se com o seu médico sobre as aulas pré-natal online, que podem ser uma excelente ferramenta para conhecer e conversar com outras mulheres grávidas. Tente ainda esclarecer com este profissional todas as dúvidas práticas que tenha - como posso garantir que estou segura ao visitar o hospital?; como os procedimentos hospitalares para lidar com o COVID-19 podem afetar o meu parto?. Não procure respostas para estas questões na internet. Ter todas as informações necessárias, e de uma fonte confiável, pode ajudá-la a sentir-se no controle e a reduzir a ansiedade.


3. Tente meditar, respirar fundo ou fazer alongamentos.


4. Cuide dos relacionamentos-chave, conectando-se com amigos e familiares por telefone ou por videochamada.


5. Mantenha rotinas de sono e limite o tempo de ecrã antes de dormir. Concentre-se no que pode controlar e invista ainda mais no auto-cuidado.


6. Mantenha uma dieta saudável e pratique exercícios regularmente. Comer bem e permanecer ativa ajuda o corpo a manter-se saudável e tem impacto no bem-estar e na saúde mental.


7. Adote um novo hobby ou redescubra um antigo, como tocar um instrumento, aprender um idioma ou ler.


8. Aceite o desafio de fazer algum presente para o seu bebé, como pintar um quadro, tricotar um cobertor ou fazer um brinquedo artesanal para decorar o berço. Não se preocupe com a perfeição! Terá certamente um valor sentimental importante.


9. Peça ajuda para tarefas que não consegue realizar. Talvez nesta fase outra pessoa possa assumir tarefas como limpezas ou confecção das refeições; ou talvez o seu vizinho possa trazer-lhe o que precisa do supermercado.


10. Considere procurar ajuda psicológica online. A terapia poderá ajudá-la na regulação da ansiedade ou estados depressivos.



Estas são dicas gerais e que podem ajudar no controlo da ansiedade durante a gravidez. Contudo, para situações mais grave, em que a grávida vivencie um elevado grau de sofrimento, a procura de ajuda profissional é essencial.


45 visualizações
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

©2020 by ligiagoncalvessilva