Buscar
  • Lígia Gonçalves Silva

Terapia de casal: o que é e o que esperar dela?

Qualquer terapeuta de casal concordará que as queixas mais frequentes em consulta giram à volta de "estamos muito desligados um do outro" e "nós não comunicamos". É muito frequente ouvirmos o casal referir que as coisas até começaram muito bem, mas, gradualmente, a vida mudou, complicou-se, e cada um começou a prestar menos atenção ao outro e à relação. A relação deixou de ser "nutrida". E menos "nutrição" leva a menor intimidade física e emocional, que origina maior irritabilidade entre as partes, acabando por conduzir a dificuldades de comunicação e conexão. Quando um casal entra neste ciclo vicioso, torna-se muito difícil encontrar o caminho de volta.


Em terapia de casal, uma das formas de começar a trabalhar será reunir informação sobre a história da relação - como se conheceram, como foi o namoro, quais os traços do outro que fizeram com que se apaixonassem, como foram os primeiros meses ou anos, quando começaram a aparecer os problemas e quais eram esses problemas. O passo seguinte dirá respeito às famílias de origem. Através da informação obtida, será possível compreender de que forma a educação afetou as "lentes" e os "filtros" que cada um usa para experimentar o mundo e os relacionamentos. Aqui, o terapeuta ajudará os elementos do casal a entender como pensam, como se comunicam, e que impacto o seu temperamento e personalidade têm no relacionamento.


Na continuação das sessões, cada elemento do casal desenvolverá uma importante compreensão de si próprio e de como é experienciado pelo parceiro, trazendo uma maior consciência do seu papel nas dificuldades da relação e promovendo o desenvolvimento do respeito, da empatia e do apreço pelo outro. Todas estas melhorias aumentarão o sentimento de conexão, pedra fundamental para um relacionamento forte e amoroso.


Talvez sinta que está preso/a numa relação, ou aborrecido/a, ou que a outra pessoa mudou tanto que já não a reconhece. Não desista. Tudo é possível com duas coisas: compromisso e vontade de mudar.

31 visualizações
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

©2020 by ligiagoncalvessilva